Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Reiki é uma massagem?

Apesar de nestes últimos anos o Reiki ter começado a ser bastante divulgado e de muitas pessoas terem ouvido falar nele, inclusive nos meios de comunicação social, tenho constatado que de facto, a grande maioria das pessoas não sabe o que é o reiki nem como é que um tratamento de reiki.

Um dos problemas que tem surgido é o facto de algumas pessoas serem confrontadas com terapeutas que efectuam massagens durante o tratamento de reiki e outros que pedem a pacientes para remover algumas peças de roupa para efectuarem os tratamentos.

O REIKI NÃO É UMA MA
SSAGEM

Durante o tratamento é utilizada a imposição de mãos que pode ser a alguns centímetros de distância do paciente ou o terapeuta também pode colocar as mãos sobre o paciente. Aqui depende da relação terapeuta/paciente e também dos locais onde o reik
i está a ser aplicado.
Existem sim, algumas variantes do reiki em que a massagem é utilizada, como por exemplo o reiki dinâmico. Contudo, em quase todos os outros tipos de reiki a massagem não é de todo utilizada.

O terapeuta de reiki poderá utilizar técnicas que julguem ajudar o processo de cura.
A massagem poderá ser uma dessas técnicas utilizadas.
Penso que poderá haver situações em que a massagem será importante, não direi que não.
Contudo, na minha opinião, se o terapeuta usa a mass
agem durante o tratamento de reiki, deverá informar previamente o paciente. Julgo ser de extrema importância o paciente saber o que o espera, e caso realmente queira um tratamento de reiki com massagem, a escolha é a sua.
Se consultarem o "Código de Ética Profissional para terapeutas de reiki" da

Associação Portuguesa de Reiki, Monte Kurama

(http://associacaoportugu
esadereiki.com/reiki/) ,


irão verificar que alínea 2 dos "esclarecimentos ao paciente", se o terapeuta usar outra terapia conjuntamente com o reiki, deve informar o paciente de forma explícita antes de iniciar o tratamento.

No mesmo código de ética, na secção "Relações Terapeuta/Paciente", podem verificar que na alínea 4 é chamada a atenção para o facto de que o terapeuta não deverá solicitar a remoção de roupas ao paciente além de casacos e sapatos.

Para qualquer esclarecimento adicional em relação a este assunto, por favor entre em contacto comigo ou com a Associação de Reiki.


É importante que estas situações não aconteçam e cabe a cada um de nós fazer os possíveis para as evitar.

Muitas bençãos

Ana Francisco
Paz, Luz, Amor e Serviço

reikicoimbra@hotmail.com
Associação Portuguesa de Reiki

info@montekurama.org




Sem comentários:

Enviar um comentário