Páginas

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Kusum Modak


Kusum Modak nasceu em Pune, na India. Nos últimos 30 anos tem praticado Yoga e desde 1982 trabalha com massagem ayurvédica combinando com alongamentos do yoga.

Desde 1984 ela tem viajado para Europa, Estados Unidos, América do Sul, Japão, para espalhar seu trabalho em várias partes do mundo. Em Pune, Kusum fornece sessões individuais como também ministra cursos de formação em Massagem Ayurvédica Tradicional. Ela tenta dar dignidade ao trabalho com massagem.

Seu exemplo de vida pessoal e profissional é uma força viva que encoraja e incentiva seus estudantes das várias partes do mundo, explica a terapeuta Enildes Corrêa, conhecida como Saras, especialista nesse tipo de massagem em Cuiabá e aluna de Kusum Modak, desde 1997, quando participou de um dos cursos de formação em Massagem Ayurvédica Tradicional.


"Como terapeuta corporal pude reconhecer a amplitude e a eficácia deste trabalho que Kusum criou combinando Ayurveda e Yoga. Desde então, tenho tido a benção de estar com esta grande Mestra, que sabe como ninguém devolver com maestria a vitalidade perdida pelos padrões de tensão que vão se instalando no corpo ao longo do tempo", assinala.

A mestra Kusum Modak explica que a técnica não é capaz de curar algumas doenças mas pode aliviá-las. "A técnica ajuda a intensificar o contato consigo mesmo", relata. Segundo ela, o estresse, os medos, formam os grandes distúrbios da humanidade. As pessoas deixam de cuidar do interno, e a situação se agrava, pois as tensões vão se acumulando, o que poderia muitas vezes ser aliviado com a busca do auto-conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário